Antes de ter um aquário você precisa saber algumas coisas!

“Sabe aquele peixinho dourado que você não quer mais e joga no vaso sanitário? Ele vira isso aqui…”

Pois é, infelizmente isso acontece frequentemente, seja através do recebimento de um betta em uma festinha de aniversario, seja por empolgação da pessoa que compra um aquário sem saber necessariamente o que quer e o se ter ciência de como deve cuidar.

Da mesma maneira que existem campanhas para não abandonar cães e gatos, é importante ressaltar que com os peixes acontece a mesma coisa, por isso queria levantar uma bandeira aqui, pedindo que vocês compartilhem esse texto com a maior quantidade de amigos que puderem, precisamos conscientizar as pessoas de que “jogar um peixe fora” tem o mesmo peso do que abandonar um cão, gato, hammster, etc…

Pensando nisso, vou colocar alguns itens aqui para que possamos ajudar uma pessoa que esta pensando em comprar um aquário, presentear o filho ou distribuir peixinhos como uma lembrança em uma festa de aniversário.

  • Ótimo, você decidiu ter um aquário, então agora você precisa saber que além do vidro você precisa primeiro decidir o tipo de peixe que vai ter nesse aquário e a necessidade de cada espécie, sem falar em compatibilidade, tamanho do aquário, etc…
  • Se você vai dar um peixinho de lembrança na festinha de aniversario do seu filho, opte pelo Betta, pois é um peixe que não precisa de oxigenação e equipamentos de filtragem, mas além disso, é importante seguir algumas dicas:
    • Pode ser que o convidado não tenha tempo ou não goste de aquarismo, neste caso a melhor solução é oferecer outro tipo de lembrancinha na festa e dar a opção dos pais escolherem, nunca a criança que vai pegar o peixe e os pais não vão conseguir tirar. Tenho filhos, sei que é uma tarefa árdua, mas é de nossa responsabilidade saber se a criança esta apta a receber essa tarefa!
    • Junto com o peixinho ofereça uma betteira simples, elas normalmente são bem baratinhas e você consegue preços legais
    • com fabricas ou até mesmo no mercado livre para compra em quantidades.
    • Um sache de ração também é fundamental, caso não queira gastar muito compre um pote de ração de boa qualidade para bettas (Tropical, por exemplo) e divida em pequenos saches para que nos primeiros dias o peixe tenha alimento.
    • Forneça junto com o peixinho, a betteira e a ração um pequeno manual explicando os cuidados básicos para que o novo dono consiga manter o peixe em condições saudáveis.
  •     Você comprou o aquário, peixes, equipamentos e desistiu do hobby? Certo, isso pode acontecer, não se culpe por isso, é aqui onde você precisa ter a consciência de que esta lidando com uma vida e não pode simplesmente jogar o peixe fora ou deixá-lo morrer para desmontar o aquário, abaixo algumas sugestões: 
    • Doe os peixes para um amigo aquarista ou anuncie em algum fórum, dependendo do animal você consegue vendê-lo por um preço justo.
    • Leve os peixes na loja onde comprou e devolva para o lojista, embora você diga que vai perder o dinheiro eu te pergunto: quanto vale deixar um animal morrer só para não “perder” dinheiro? Pense nisso!

Bom pessoal, encerro por aqui com uma mensagem.

Um aquário é muito mais do que um objeto de decoração, é um ecossistema completo que pode nos dar grandes alegrias. É também uma terapia, principalmente para quem vive em cidades agitadas e tem trabalhos estressantes como o meu.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s